Parque Container | L-arki

Previous Next 1 of 3

Parque Container


Projetos Comerciais

Proposta de projeto para área inutilizada em Jundiaí. O grande terreno baldio fica entre  uma das maiores avenidas da cidade, a Avenida Frederico Ozanan (que margeia o Rio Jundiaí), e a via e o Museu Ferroviário.

A proposta do parque é interligar o museu ao rio, criando uma área de uso público, e revitalizando a mata ciliar do mesmo, com áreas destinadas a ciclovia, caminhada e comércio. Para integrar o Rio Jundiaí ao Parque Container, é proposta é de tornar subterrânea um trecho da avenida. Nesse trecho fica a construção principal, destinada a comércio e serviços, que foi proposta utilizando containers, material de descarte que hoje são encontrados abandonados no local. Sobre os containers foi projetada uma cobertura vazada, de material leve, que sombreia e ajuda no resfriamento da construção.

Aberturas na cobertura dos containers ajudam na ventilação natural e resfriamento interno por meio do efeito chaminé. O grande deck, com trecho suspenso sobre o rio, foi projeto em formato de peixe, simbolizando a cidade de Jundiaí, cujo nome tem origem no peixe Jundiá.

Um campo de futebol existente na área também foi incluído ao parque, e a ciclovia pode ser interligada ao trecho existente no Parque da Cidade.

Além de proteger a margem do Rio Jundiaí, a área verde se conectada a mata existente na região do Parque da Cidade, formaria um importante cinturão verde em um dos trechos mais urbanizados da cidade.

 

 

 

Close